UNIVERSO DO FOREX


Introdução Á Teoria dos Jogos

 

 

Suponhamos um jogo de cara e coroa...

 

É evidente que o jogo de cara ou coroa (com uma moeda) é baseado em estatística.

 

Ou seja: se jogarmos a moeda ao chão teremos 50% de chance de dar cara e 50% de dar coroa. Trata-se , portanto, de um jogo em que ambas as partes tem 50% de chance de ganhar.

 

Ora, se  eu estivesse apostando com alguém e jogasse a moeda  100 vezes provavelmente o jogo terminaria empatado. Ou então um dos dois teria uma pequena vantagem em relação ao outro. Isto é lógico.

 

Mas vamos botar técnica nisso.

 

Suponhamos agora que eu esteja jogando com uma pessoa (zé mané)  e que eu tenha escolhido CARA  e o Zé Mané tenha escolhido COROA.

 

Sabendo como funciona o jogo eu vou USAR UMA TÉCNICA, de forma a usar a usar a estatística do jogo a meu favor. Ou seja:

 

a)  na primeira vez que jogarmos eu aposto pouco dinheiro já que as nossas chances são iguais. Tanto pode dar cara como pode dar coroa.

 

b)  na segunda vez, considerando que ele tenha ganho a 1a., se eu dobrar a aposta, é evidente que se eu ganhar eu vou recuperar o que perdi em dobro;

 

c)  mas suponhamos que ele ganhe também a 2a. vez. Que tal se eu dobrar a aposta de novo? Assim caso eu vença na 3ª chance eu teria a chance de recuperar o que perdi nas 2as. vezes anteriores e em dobro.

 

d) mas suponhamos que ele vença também esta 3a. vez. Tendo eu condições (e eu teria que ter mesmo muita condição financeira pra isso) não seria lógico que eu continuasse a dobrar a minha aposta? e ao fazer isto eu não estaria usando a estatística a meu favor? Porque é evidente que ele não vai  ganhar eternamente (aí sim é estatística).

 

- Ora, se o Zé Mané aceitar as regras do jogo da forma em que eu estou propondo é lógico que ele vai falir. Porque de repente eu passo a torcer para que ele ganhe.

 

Senão vejamos:

 

- Vamos supor agora que eu tenha perdido várias, mas que tenha vencido na 5a. ou na 6a. vez. No momento em que isto acontecer eu vou recuperar o que perdi em dobro.

 

PULO DO GATO

 

E agora vem o grande macete e o famoso pulo do gato.

 

Ora, se no momento em que estatisticamente a minha chance de acertar era maior e por isso eu dobrei a minha aposta, não seria inteligente da minha parte continuar dobrando a aposta depois de ganhar, porque depois que eu ganhei a partir daí ambos teremos a mesma chance. E se eu aceitar a apostar o que ganhei então vou dar ao meu oponente também, a oportunidade de agora  ele, recuperar o que perdeu.

 

- se eu tenho um pouquinho só de inteligência e técnica eu não vou dar chance ao meu oponente de recuperar o que ele perdeu. Na 5a vez eu só aposto o valor inicial, e quanto menos dinheiro melhor.

 

Resumindo: Se em um jogo de probabilidade iguais eu dobro a minha aposta quando perco e diminuo quanto ganho, na verdade eu não estou jogando.

 

ESTOU APLICANDO UMA TÉCNICA.

 

Se estivesse jogando eu simplesmente estaria apostando tudo a cada vez sem técnica nenhuma.

 

O que não é o caso no exemplo demonstrado.

.............................................................................

 

Mas aí vem a pergunta?

 

Análise Técnica é Estatística?

 

- Resposta:

 

- análise técnica usa a estatística a seu favor, sem considerá-la como uma ferramenta em si.

 

- estaria usando a estatística em si como uma ferramenta se não usasse a técnica de separar os ganhos a cada vez que as chances fossem iguais.

 

Em outras palavras: a análise técnica, tendo conhecimento de como funciona o "mercado" fornece ao analista um conjunto de ferrramentas que lhe permite entrar em  um "jogo" somente nos momentos em que ele tenha ampla vantagem sobre o seu oponente.

 

Isto é jogo ou é técnica?

 

 

 

Próxima Página (DRAW DOWN)