UNIVERSO DO FOREX


ESTOPE: SUA GARANTIA DE SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO


Apesar deste assunto precisar de poucas linhas para ser explicado, as implicações que carrega consigo mereceriam um curso ou um livro inteiro.
Estope, da palavra inglesa “stop”, significa parar. Na análise gráfica, um nível de preço ou valor que, quando alcançado, revela que a estratégia operacional utilizada numa operação de compra ou venda está saindo fora do previsto e deve ser interrompida. O objetivo do seu uso, num primeiro momento é resguardar seu capital, com uma pequena perda, para que possa voltar ao mercado num outro momento que julgue adequado. Num segundo momento, se a sua operação inicial estiver evoluindo favoravelmente, sua função passa a ser a de proteger uma parte dos lucros auferidos até aquele momento. Estas são as suas aplicações mais comuns.


Algumas vezes também é utilizado para iniciar uma operação. Imagine que tivesse preparado uma estratégia para comprar/vender um determinado ativo e que a condição de compra/venda implicasse na ultrapassagem/penetração da máxima/mínima da barra do dia anterior1. Você pode deixar esta ordem com o seu corretor e ele vai acompanhando o mercado diariamente até que a condição seja atingida e a ordem executada, ou você pode cancelá-la antes da sua execução. Nas bolsas americanas, uma ordem de compra deste tipo é chamada de “trailing buy-stop technique” e a de venda “trailing sell-stop technique”. O que nos importa, entretanto são as duas primeiras. Esta última é apenas uma técnica de entrada no mercado.


Acredito que a maioria de vocês que já operaram, já sentiu na mente e no bolso o que é fazer uma investida no mercado e depois ficar vendo seu capital se evaporar, na maioria das vezes inertes, “congelados” como se diz na gíria do mercado. Dependendo do mercado que estiver operando, um engano deste tipo pode lhe deixar completamente travado e muito tempo terá que passar até que tenha o seu capital de volta. Em outros casos mais extremos, pode consumir todo seu capital e ainda deixá-lo endividado – já vi muitos assim, inclusive fui um deles!
Quando você é um principiante, isto ocorre por ignorância! Quando toma ciência de que pode utilizá-lo e não o faz, é indisciplina! Em teoria, parece fácil adotar a postura de colocar um estope e cumpri-lo. Na prática, não é tão fácil assim.


Relutamos em reconhecer quando estamos errados, principalmente porque quando acontece, já estamos perdendo algum dinheiro e fica sempre a esperança de que o mercado possa retomar a direção da nossa operação e recuperarmos o dinheiro que estamos perdendo naquele momento. Não sei por que razão, talvez porque os principiantes geralmente ingressem no mercado próximo do final de um ciclo de alta, motivados pela mídia, as primeiras operações acabam dando certas, isto é, ocorre um prejuízo inicial e alguns dias depois o mercado volta a subir e fica tudo em ordem. Mas, é só uma questão de tempo! Daqui a pouco, já mudou sua posição e, subitamente, quando se dá conta, o lucro da primeira operação já foi para o espaço, o prejuízo já está enorme e só lhe resta rezar.


Desnecessário dizer, mas este tipo de coisa só acontece devido ao desconhecimento que temos sobre o tabuleiro do jpgo e o funcionamento do mercado. Se você não tem uma idéia sobre onde está, não sabe para onde ir! É mais ou menos como navegar tendo como referência às estrelas ou navegar usando uma bússola e um sextante. Um intui e outro tem certeza!
Apesar da importância, também não pretendo me alongar muito. Mais adiante, quando estivermos trabalhando na metodologia operacional, este assunto será visto cuidadosamente. Por ora, fixe o seguinte: Estope de entrada ou inicial: é um nível de interrupção do prejuízo quando uma estratégia operacional previamente definida e concretizada não evolui conforme esperado.


Estope de proteção (dos lucros): depois que tiver iniciado uma operação, se ela seguir evoluindo dentro do esperado, o estope de entrada deve ser deslocado, assim que for possível, para um valor na mesma direção da sua operação, que lhe permita sair com algum lucro, ainda que o mercado comece a se movimentar na direção contrária à sua operação.

Estas estratégias serão explicadas adiante.

 

Próxima Página (Introdução)