UNIVERSO DO FOREX


Ponto de Retorno,Topos, Fundos, Suportes e Resistências

 

Do que foi visto até agora podemos concluir que a máxima de uma barra é um ponto em que a presença dos vendedores impõe uma pressão denominada resistência que impede que o preço prossiga subindo e que a mínima de uma barra é um ponto em que a presença dos compradores impõe uma pressão denominada suporte que impede que o preço continue caindo. Ou seja, um preço sobe pela ausência de vendedores e cai pela ausência de compradores. Quando a força contrária ao movimento em andamento passa a predominar cria uma barreira que impede, ao menos temporariamente, que o preço prossiga evoluindo na direção prévia.


São estas pressões que vão criar os pontos de retorno de um gráfico. Se o ponto de retorno ocorrer após uma sucessão de duas ou mais barras ascendentes, este nível é classificado como um topo; se ocorrer após a sucessão de duas ou mais barras descendentes é classificado como um fundo. Portanto, topos são níveis de resistência e fundos são níveis de suporte. Os diagramas que se seguem esclarecerão melhor o que são pontos de retorno e níveis de suporte e resistência.

 

 

Topo é o nível de preço mais alto atingido por uma sucessão de duas ou mais barras de preço antes da ocorrência de um ponto de retorno, conforme exemplo da figura 1, acima. Fundo é o nível de preço mais baixo atingido por uma sucessão de duas ou mais barras de preço antes da ocorrência de um ponto de retorno, conforme exemplo da figura 2, acima.

 

a) Suportes são níveis de preços onde as compras feitas pelos investidores são fortes o suficiente para interromper durante algum tempo e, possivelmente, reverter um processo de queda, gerando um ponto de retorno;
b) Resistências são níveis de preços onde as vendas feitas pelos investidores são fortes o suficiente para interromper durante algum tempo e, possivelmente, reverter um processo de subida, gerando um ponto de retorno.

 

Assim, topos são zonas de resistência e fundos são zonas de suporte. Uma vez definida uma região de suporte ou resistência, seus papéis podem se alternar, isto é, uma região de resistência recente, uma vez rompida para cima pode transformar-se numa área de suporte e um suporte recente, uma vez rompido para baixo, transformar-se numa área de resistência, conforme ilustra o diagrama da página anterior.

 

Enquanto faço uma pausa para um cigarro, tente fazer os exercícios abaixo para ver se os conceitos de ponto de retorno, topos e fundos e suportes e resistências ficaram entendidos: marque nos gráficos abaixo todos os topos e fundos que conseguir identificar, bem como quais deles parecem representar os níveis mais importantes de suportes e resistências.

 

 

 

Nos exercícios anteriores, devem ter encontrado vários níveis de suportes e resistências, mas quais deles são os mais importantes. Os níveis mais importantes de suporte/resistência são aqueles em que ao se observar 13 uma janela contendo um gráfico representam pontos terminais dos movimentos mais longos numa determinada direção. Assim, no primeiro gráfico da página anterior, temos:

 


Observe agora o gráfico inferior da página anterior. Nele verá quatro janelas de um mesmo ativo apresentado em quatro periodicidades diferentes, a saber: mensal, semanal, diária e de 15 minutos. Lá você também identificou os topos e os fundos, bem como os níveis de suporte/resistência. Responda: quais são os topos e fundos e os níveis de suporte/resistência mais importantes?


Os topos/fundos e suportes/resistências mais importantes são a da maior periodicidade examinada. Retornando ao gráfico acima, quando identificou os topos e fundos durante o exercício, deve ter assinalado vários topos e fundos. Os topos e fundos contidos no interior de uma longa perna de alta ou de baixa são denominados topos e fundos secundários e os dos extremos são denominados topos e fundos principais.

 

Porém, quando passa a examinar um gráfico de uma ou mais periodicidades acima da que vinha observando, poderá notar que um topo ou fundo principal na periodicidade em que examinava, numa periodicidade acima poderá ser um topo ou fundo secundário. Assim quanto maior a periodicidade examinada, mais significativo seus topos fundos principais e por conseqüência os níveis de suporte e resistência.

 

A baixo, temos o gráfico diário de CMIG4. Se tivesse que definir seus topos e fundos mais importantes, bem como os principais níveis de suporte e resistência, certamente afirmaria que no cenário que está à vista, os topos e fundos mais importantes como níveis de suporte e resistência são os definidos como topo e fundo principal.

 

Mas, nesta visão o alcance da sua análise fica restrito à observação da árvore. Para que possa ter uma visão mais ampla dos níveis de suporte e resistência será preciso que se afaste de forma que possa visualizar a floresta. Observe na próxima imagem (gráfico semanal) se num cenário mais amplo, o topo e o fundo principal definidos no gráfico diário continuam sendo os principais níveis de suporte e resistência:

 

Como pode observar, o topo principal do gráfico diário, quando visto numa periodicidade acima surge como um topo secundário, parte de uma longa perna de queda. Conseqüentemente, aquilo que pensamos ser um nível de resistência importante nada mais é do que uma resistência inexpressiva.


O fundo principal do gráfico diário, coincide com o FUNDO PRINCIPAL do gráfico semanal e aparentemente formam um nível de suporte importante, o último dos moicanos. Será que esta afirmação é verdadeira? Que tal subirmos mais uma periodicidade para uma visão ainda mais abrangente da floresta?

 

 

No gráfico mensal podemos ver que o FUNDO PRINCIPAL do gráfico semanal é um fundo secundário FS do gráfico mensal, não se constituindo – como até então achávamos – no principal suporte do preço. Neste cenário, o suporte principal é o FUNDO PRIMÁRIO. O mesmo serve para o TOPO PRINCIPAL.

 

Como pode observar, também se constitui num topo secundário TS do gráfico mensal, não sendo, portanto, a principal resistência do preço. Observe agora o conjunto da obra, ou melhor, como deve ser montado um cenário onde serão identificadas e posteriormente definidas as estratégias operacionais. Assim como num jogo de xadrez, você precisa estar à frente do eventual desdobramento do preço.

 

Observe agora o conjunto da obra, ou melhor, como deve ser montado um cenário onde serão identificadas e posteriormente definidas as estratégias operacionais. Assim como num jogo de xadrez, você precisa estar à frente do eventual desdobramento do preço.

 

 

Próxima Pagina (ZIGUEZAGUES)